Blog Layout

Síndrome da Covid Longa

Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora • ago. 16, 2022

Você sabia que, após a contaminação pelo Corona Vírus, podem aparecer alguns sintomas pós infecção?

A Fiocruz Minas fez um estudo que apontou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram sintomas pós-infecção.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, pessoas com pós-Covid-19 têm manifestações clínicas novas, recorrentes ou persistentes após o período de infecção aguda pelo novo coronavírus.

É a chamada Covid longa, que pode aparecer três meses após o início da infecção, com sintomas que duram pelo menos dois meses e que não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo.

Entre os sintomas dessa nova doença estão a fadiga, tosse persistente, dificuldade para respirar, perda do olfato ou paladar e dores musculares.

Apesar de ser em um número menor, em alguns casos, o bem-estar mental também foi comprometido. Os entrevistados apresentaram sintomas como insônia, ansiedade e tontura

As sequelas se manifestaram tanto nas condições graves, como nas formas moderadas e leves de Covid-19, ou mesmo nos pacientes assintomáticos.

O estudo também concluiu que os mais velhos tendem a apresentar sintomas mais graves e um período mais longo de pós-Covid-19.

Hipertensão arterial crônica, diabetes, cardiopatias, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica e tabagismo ou alcoolismo foram as sete comorbidades observadas pela Fiocruz Minas que podem levar a uma infecção aguda mais grave e aumentar as chances de Covid longa.

Fonte:

Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 22 mar., 2023
Tontura e um sintoma bem comum, mas você sabia que ela pode se tornar mais comum com o passar dos anos? O primeiro fator relacionado é o envelhecimento natural do corpo , isso altera a visão, diminui a firmeza das pernas e também afeta o labirinto. Com o envelhecimento o labirinto fica mais devagar, o que pode causar sintomas de tontura ou desequilíbrio ao movimentar rápido a cabeça ou mudar de posição. O segundo fator é que com o passar dos anos, os problemas de saúde ficam mais frequentes. Problemas endocrinológicos (diabetes, colesterol alto, hipotireoidismo) podem ter impacto no labirinto e causar tontura. Além disso problemas no coração e neurológicos também aumentam com o passar do ano e podem causar tontura não relacionado com o ouvido! Por último os problemas do labirinto ficam mais frequentes na terceira idade, especialmente a VPPB (doença dos cristais), o que explica o aumento da queixa de tontura depois dos 60 anos. Importante lembrar, também, que os idosos estão sob maior risco de queda, o que pode provocar diversos problemas. Então, para essa população, é extremamente importante cuidar da visão, problemas articulares (pé, joelho, quadril), tratar problemas de saúde, como, diabetes, colesterol alto, hipotireoidismo e pressão alta. Se estiver sentindo tontura, procure seu otorrino!
Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 22 mar., 2023
Nesse tempo de verão o uso do ar-condicionado é frequente e pra algumas pessoas, não é possível escolher entre ligar ou não, seja por causa do cônjuge ou devido ao ambiente de trabalho, então vem saber o que pode ser feito pra diminuir o incômodo causado pelo ar. Abaixo trazemos algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas: Hidratação: O ar condicionado age diminuindo a umidade do ambiente, então o primeiro passo é beber bastante água e utilizar soro fisiológico pra hidratar o nariz. Ajustes: Sempre que possível mantenha a temperatura entre 20 e 24 graus, se possível não direcione a saída de ar diretamente para o rosto. Filtro: O filtro do ar condicionado deve ser sempre limpo, assim como o duto de ventilação nas centrais de ar condicionado. Normalmente a melhor época e na primavera, logo antes do verão. Extras: Outras medidas que podem aliviar o nariz são a utilização de umidificadores ou uma bacia de água para aumentar a umidade. Se ainda assim o ressecamento for um problema, a utilização de pomadas pode ser necessária.
Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 28 fev., 2023
A lavagem nasal é essencial para as pessoas que tem doenças dos seios da face/ nariz ou aquelas que fizeram cirurgia nasal. Também pode ser um hábito incorporado por aquelas que não sofrem tanto com o nariz ou por aqueles que tem um resfriado ou sinusite esporadicamente. Mas você sabia que muitas vezes lavamos o nariz de forma inadequada? Vamos listar os 3 erros mais comuns abaixo: