Blog Layout

Criança pode usar fone de ouvido

Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora • out. 17, 2022

O IBGE nos apresenta alguns dados preocupantes. Cerca de 10,7 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva no país, sendo que 1 milhão são jovens de até 19 anos.
 
Não só os fones, mas qualquer dispositivo com alto volume pode causar danos irreversíveis à audição.
 
Com relação ao uso de fones de ouvido, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso excessivo do acessório pode fazer com que uma em cada quatro pessoas tenha algum problema auditivo até 2050.
 
O uso excessivo pode danificar as células internas do ouvido, que é algo para o qual não existe forma de tratamento. Os danos causados pelo fone são similares aos de pessoas que trabalham em ambientes com muito barulho.
 
Eles causam esses danos, em razão de ser um volume concentrado dentro do ouvido, o que, pelas vibrações excessivas causadas pelo acessório, pode danificar os ossos da região.
 
Quando falamos de crianças, a audição desempenha um papel fundamental no seu desenvolvimento. Através dela, ela aprende e entende o mundo ao seu redor. Assim, nesse processo, uma alteração auditiva pode prejudicar muito sua evolução.
 
É preciso a atenção dos pais, pois crianças podem não ter noção do volume e acabar prejudicando a audição; além, disso o tempo tem que ser controlado, utilizando pouco o fone por dia.
 
Quanto maior o volume colocado, menor deve ser o tempo de exposição.
 
Além disso, o modelo de fone estilo "concha" é o menos prejudicial à saúde auditiva, pois ele não é introduzido no ouvido, e a saída do som fica mais longe da parte interna da orelha, mas, em todo caso, a atenção ao volume e ao tempo de utilização é essencial para preservar a saúde auditiva.

Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 22 mar., 2023
Tontura e um sintoma bem comum, mas você sabia que ela pode se tornar mais comum com o passar dos anos? O primeiro fator relacionado é o envelhecimento natural do corpo , isso altera a visão, diminui a firmeza das pernas e também afeta o labirinto. Com o envelhecimento o labirinto fica mais devagar, o que pode causar sintomas de tontura ou desequilíbrio ao movimentar rápido a cabeça ou mudar de posição. O segundo fator é que com o passar dos anos, os problemas de saúde ficam mais frequentes. Problemas endocrinológicos (diabetes, colesterol alto, hipotireoidismo) podem ter impacto no labirinto e causar tontura. Além disso problemas no coração e neurológicos também aumentam com o passar do ano e podem causar tontura não relacionado com o ouvido! Por último os problemas do labirinto ficam mais frequentes na terceira idade, especialmente a VPPB (doença dos cristais), o que explica o aumento da queixa de tontura depois dos 60 anos. Importante lembrar, também, que os idosos estão sob maior risco de queda, o que pode provocar diversos problemas. Então, para essa população, é extremamente importante cuidar da visão, problemas articulares (pé, joelho, quadril), tratar problemas de saúde, como, diabetes, colesterol alto, hipotireoidismo e pressão alta. Se estiver sentindo tontura, procure seu otorrino!
Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 22 mar., 2023
Nesse tempo de verão o uso do ar-condicionado é frequente e pra algumas pessoas, não é possível escolher entre ligar ou não, seja por causa do cônjuge ou devido ao ambiente de trabalho, então vem saber o que pode ser feito pra diminuir o incômodo causado pelo ar. Abaixo trazemos algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas: Hidratação: O ar condicionado age diminuindo a umidade do ambiente, então o primeiro passo é beber bastante água e utilizar soro fisiológico pra hidratar o nariz. Ajustes: Sempre que possível mantenha a temperatura entre 20 e 24 graus, se possível não direcione a saída de ar diretamente para o rosto. Filtro: O filtro do ar condicionado deve ser sempre limpo, assim como o duto de ventilação nas centrais de ar condicionado. Normalmente a melhor época e na primavera, logo antes do verão. Extras: Outras medidas que podem aliviar o nariz são a utilização de umidificadores ou uma bacia de água para aumentar a umidade. Se ainda assim o ressecamento for um problema, a utilização de pomadas pode ser necessária.
Por Clínica de Otorrinolaringologia de Juiz de Fora 28 fev., 2023
A lavagem nasal é essencial para as pessoas que tem doenças dos seios da face/ nariz ou aquelas que fizeram cirurgia nasal. Também pode ser um hábito incorporado por aquelas que não sofrem tanto com o nariz ou por aqueles que tem um resfriado ou sinusite esporadicamente. Mas você sabia que muitas vezes lavamos o nariz de forma inadequada? Vamos listar os 3 erros mais comuns abaixo:
Share by: